Nossos Serviços

Oferecemos, em nosso instituto, além de avaliação médica e avaliação nutricional, exames complementares que potencializam a investigação clínica.

I N S T I T U T O

Vilas Boas

Bioimpedanciometria – realizado no aparelho InBody

A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal do paciente, incluindo a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal . O exame é realizado com o uso de balanças especiais, que têm placas de metal que conduzem um tipo de corrente elétrica fraca que atravessa o corpo. A corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal e viaja facilmente pela água. Por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar. A diferença entre a resistência da gordura em deixar a corrente passar e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água. Para garantir resultados precisos do exame, é importante seguir algumas condições como evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores; beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores; não passar creme nos pés ou nas mãos; usar peças leves e pequenas . Toda a preparação é muito importante porque se não houver hidratação adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica percorrer e o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real. Já quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer o exame o mais cedo possível e informar o técnico, pois o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra.

Exame de Hipersensibilidade Alimentar para 270 alimentos, 180 alimentos, 90 alimentos e 44 alimentos.

Existem diversos exames de hipersensibilidade alimentar disponíveis no mercado. O exame de hipersensibilidade alimentar para 270 alimentos, 180 alimentos, 90 alimentos e 44 alimentos é um teste que detecta sensibilidade a diversos alimentos, encontrando os possíveis responsáveis por disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica e outros problemas de saúde . O exame é realizado com a coleta de uma amostra de sangue do paciente e a análise dos anticorpos IgG no soro frente a mais de 200 proteínas de alimentos . A eliminação da dieta dos alimentos com hipersensibilidade (níveis anormais de IgG) proporciona uma notável melhoria em um alto porcentual de pacientes . O teste é realizado com um equipamento exclusivo que destacará quais são os alimentos específicos e responsáveis por processos de hipersensibilidade e intolerância alimentar . O exame pode ser feito para diferentes quantidades de alimentos, como 44, 90, 180 ou 270 . Porém, é importante lembrar que o exame não deve ser utilizado como única forma de diagnóstico e tratamento. É fundamental que o paciente consulte um médico especialista para avaliar os resultados do exame e definir o melhor tratamento para cada caso.

Teste Nutrigenético

O teste nutrigenético é um exame que avalia a relação entre os genes e a alimentação, fornecendo informações mais aprofundadas sobre o corpo e ajudando a prever possíveis problemas de saúde no futuro . A nutrigenética é uma ciência que estuda o efeito dos genes sobre a dieta e é uma grande aliada para fornecer alternativas personalizadas no tratamento de doenças relacionadas à prescrição de dietas alimentares . O teste é realizado com a coleta de uma amostra de sangue do paciente e a análise dos anticorpos IgG no soro frente a mais de 200 proteínas de alimentos . A eliminação da dieta dos alimentos com hipersensibilidade (níveis anormais de IgG) proporciona uma notável melhoria em um alto porcentual de pacientes . Existem diversos testes nutrigenéticos disponíveis no mercado, como o Genera Nutri, que avalia deficiências de vitaminas K, D e B6; intolerância à lactose; sobrecarga ou falta de ferro; sensibilidade à cafeína; sensação de saciedade; eficácia de dietas; e muito mais . O teste pode ser feito para diferentes quantidades de alimentos, como 44, 90, 180 ou 270 . É importante lembrar que o exame não deve ser utilizado como única forma de diagnóstico e tratamento. É fundamental que o paciente consulte um médico especialista para avaliar os resultados do exame e definir o melhor tratamento para cada caso.

Teste de Microbiota Intestinal

O teste de microbiota intestinal é um exame que avalia a quantidade e a qualidade das bactérias presentes no intestino. A partir de uma amostra de fezes, são quantificadas bactérias com maior relevância da nossa microbiota intestinal, permitindo avaliar alterações que podem causar inflamação, como estado de proteção imunológica, saúde da mucosa e o pH do ambiente intestinal . O exame é capaz de medir o equilíbrio das populações de bactérias e fungos presentes no microbioma intestinal, que tem amplos efeitos em funções do sistema imunológico, no metabolismo energético e nas atividades do sistema nervoso . O exame é realizado a partir de uma amostra de fezes, mediante ao uso de técnicas especializadas . O resultado do exame pode ajudar a identificar desequilíbrios na microbiota intestinal, que podem estar associados a doenças intestinais, síndrome inflamatória crônica do intestino, má absorção de alimentos; uso de medicamentos como probióticos e prebióticos e hábitos alimentares.

Teste de Micotoxinas

O teste de micotoxinas é um exame que detecta a presença de micotoxinas em alimentos e rações para animais. As micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por fungos e bolores que podem contaminar os alimentos durante o cultivo, armazenamento e processamento . Existem diversas técnicas para a detecção de micotoxinas, incluindo a cromatografia líquida (HPLC), a cromatografia gasosa (GC) e o ensaio imunoenzimático (ELISA) . O ELISA é um teste comum utilizado na detecção de fungos e micotoxinas, que se baseia na conjugação do antígeno ou do anticorpo com uma enzima . A quantificação da micotoxina pode ocorrer imediatamente após a eluição se a coluna de afinidade estiver conectada a um detector apropriado. Colunas de afinidade específicas com matrizes de ligação exclusivas são necessárias para cada micotoxina individual. A cromatografia de afinidade tem sido utilizada desde o seu desenvolvimento na década de 60.

Teste de Metabolomica

O teste de metabolômica é um exame que avalia o metabolismo global do organismo, detectando a causa de condições clínicas e doenças. Ele revela as bases nutricionais e metabólicas do organismo, fornecendo uma visão detalhada sobre os processos metabólicos celulares individuais de cada paciente . A metabolômica é uma ciência que estuda o funcionamento dos metabólitos, ou seja, é a análise dos produtos intermediários ou finais do metabolismo em uma amostra biológica . O exame quantifica os ácidos orgânicos urinários que refletem alterações no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, marcadores de regulação celular, detoxificação e atividade da microbiota intestinal . Dentre as técnicas mais empregadas nos estudos metabolômicos está a cromatografia gasosa (CG), especialmente quando em interface com a espectrometria de massa (GC-MS).

Teste Genomind

O Teste Genomind é um teste farmacogenético criado para auxiliar os médicos a tomar decisões sobre tratamentos de pacientes com condições psiquiátricas. O objetivo do teste é reduzir o custo emocional e financeiro que essas condições geram aos pacientes e suas famílias . O teste examina marcadores genéticos específicos que podem identificar quais os tratamentos que apresentam maior probabilidade de alcançar os resultados esperados, quais não devem surtir efeito e quais podem causar efeitos adversos. É um teste de saliva que analisa genes escolhidos com base em centenas de estudos, que mostra suas variações e ajuda a definir escolhas de tratamento para transtornos mentais . O Genomind Professional PGx Express é um exemplo de teste farmacogenético que pode ser utilizado para auxiliar os médicos a tomar decisões sobre tratamentos de pacientes com condições psiquiátricas. O teste examina marcadores genéticos específicos que podem identificar quais os tratamentos que apresentam maior probabilidade de alcançar os resultados esperados, quais não devem surtir efeito e quais podem causar efeitos adversos. É um teste de saliva que analisa genes escolhidos com base em centenas de estudos, que mostra suas variações e ajuda a definir escolhas de tratamento para transtornos mentais .